''O Cortiço'' - Aluísio Azevedo

 Olá pessoal, tudo bem com vocês? Pois é, comigo nem tanto... Minhas aulas voltaram e estou no último ano do Ensino Médio (já sabem a correria né?)
 Existe uma série de livros nacionais que devemos saber pelo menos o básico deles. Como vou prestar vestibular esse ano, decidi fazer o seguinte: uma sexta-feira posto um desses livros nacionais (uso como base a lista de livros obrigatórios que caem em um vestibular chamado Fuvest) e na sexta-feira seguinte, posto algum livro "normal" e assim vamos até essa lista acabar.
 Hoje vou falar com vocês sobre um dos livros mais tranquilos de se ler que é "O Cortiço" de Aluísio Azevedo.
 É um livro muito fácil de se ler pois ele é como se fosse uma novela. Existem brigas, traições, rivalidades, inveja... Só que tudo isso, ao contrário das novelas que vemos, em um cortiço no Rio de Janeiro. Ou seja, um ambiente muito pobre e precário.
 O livro não é focado em apenas um personagem, pelo contrário, todos em algum momento se tornam o centro das atenções.
 O livro foi escrito em 1890, então predomina apresença das classes sociais da época, que são: portugueses, burgueses, negros e mulatos.
 Já foi feito um filme sobre este livro, mas ele é bem antigo. (Dica: muitas companhias de teatro de São Paulo fazem peças sobre esta obra).

''No início, a ação está mais ou menos centrada no português João Romão, ganancioso e avarento comerciante que consegue enganar uma escrava trabalhadeira chamada Bertoleza (Aluísio várias vezes menciona o conceito racista de que Bertoleza era submissiva e trabalhadeira por ser negra), conseguindo assim, uma empregada que trabalhava de graça. João Romão privava-se de todo o luxo, e só gastava dinheiro em coisas que faziam-no ganhar mais dinheiro. Foi assim que ele começou a comprar terreno e construiu o Cortiço.
Miranda, vizinho rico de Romão, e também português, que vivia no luxo, começa a questionar o modo que conseguiu a riqueza, (com o dote de Estela, com quem se casa, mas eles se odeiam) e a invejar João Romão, enriquecendo por conta própria. João Romão, que continua enriquecendo, constrói uma pedreira, e contrata o português Jerônimo para supervisionar os trabalhadores.
O que se segue é a transformação de Jerônimo, de um português forte, trabalhador e honesto em um brasileiro malandro e preguiçoso, (Seguindo os preceitos naturalistas de que o meio determina o homem) graças à sua atração por Rita Baiana, uma mulata que morava no cortiço. Jerônimo briga com Firmo, namorado de Rita Baiana, é esfaqueado e vai para o hospital. Após sair de lá, embosca Firmo com a ajuda de dois amigos e o mata a pauladas, jogando seu cadáver no mar.
Enquanto isso, João Romão começa a invejar Miranda, que acaba de conseguir um título de nobreza(barão). E, quando o cortiço é destruído por um incêndio, ele o reconstrói, mas desta vez, para a classe média, ao invés da ralé que morava lá antes. Depois, ele começa a comprar coisas caras e se interessa em se casar com a filha de Miranda, para se tornar nobre também. Mas há um problema: Bertoleza.
João Romão arma um plano para se livrar de Bertoleza. Ele avisa ao dono dela (Pois ele havia forjado uma carta falsa de alforria) de seu paradeiro, esperando que ele a pegasse de volta. Mas, quando o dono dela vem buscá-la, ela se mata, enfaquiando-se com a faca em seu ventre.
Logo após, João recebe um diploma de sócio benemérito de uma comissão de abolicionistas."
(Resumo retirado do site Wikipedia)

Bom, perceberam que é um livro bem fácil de ser lido, né?
Mas agora vou falar de alguns aspectos importantes que precisamos saber sobre esse livro.
-Período literário: Naturalismo.
-Utilização do ''Determinismo'': o meio, o lugar, e o momento influenciam o ser humano.
-Utilização do ''Darwinismo'' com a Teoria do evolucionismo.
-Presença do ''Zoomorfismo'': caracteriza o ser humano como animal, movido pelo instinto e o desejo sexual.
E principalmente: Mostra a desigualdade social presente no Brasil.

E ai pessoal, já leram ''O Cortiço''? Me contem se tem algum livro que vocês querem ver aqui no blog e também o que acharam dessa ideia de postar sexta-feira sim, sexta-feira não, algum livro nacional.
Curtam muito o carnaval, aproveitem bastante. Nos vemos sexta-feira que vem. Beijos


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...